brincar de fazer brinquedo


construir talvez seja a principal brincadeira de todas as infâncias. as crianças nascem com o dom de observar e criar a partir do que encontram no caminho. conforme crescem, todas elas se aventuram a criar personagens no papel, construir pipas e telefones sem fios, finalizar dobraduras, transformar descartes em brinquedos. por a mão na massa e finalizar do começo até o fim um objeto é de um prazer enorme para qualquer um que se arrisca a imaginar, esboçar, errar, corrigir, improvisar, e dar de cara com uma criatura só sua.

no mundo atual, em que as telas têm substituído outras formas de brincar, dar às crianças a oportunidade de criar manualmente um brinquedo é uma experiência de não esquecer mais.

foi pensando assim que a Gandaiá organizou um kit e uma oficina de brinquedos de madeira. a ideia é cada criança montar seu próprio bichinho com rodas dando o acabamento que imaginar. não existe certo nem errado, todos saem bonitos porque feitos com carinho. prontos para deslizar sobre as rodas que a própria criança montou, parafusou e viu nascer a partir de chapinhas de madeira desconexas.

a atividade é ideal para ser feita em conjunto com um adulto responsável, que acompanha a criança e compartilha com ela cada passo. criar junto é uma experiência muito rica para a família, pois harmoniza a imaginação infantil com o senso prático do adulto de forma integrada.

assim, cada criança sai da oficina com a vivência de início meio e fim, onde o processo é o caminho mais gostoso, independente do resultado. aprendem a planejar, escolher e seguir os passos necessários, trabalhar para realizar um projeto. e acabam levando para casa não apenas um brinquedo único só seu, mas também a incrível sensação que conhecemos tão bem, essa que vai de inventar a construir, passando por expectativas, uma dose de coragem e grandes descobertas.

Recent Posts
Archive