o espaço e o tempo do brincar

Onde acontece o brincar da criança? Dentro de seu mundo particular ou bem fora, no mundo exterior? A resposta: nenhum dos dois. O brincar tem seu próprio lugar. E tem seu próprio tempo.

O espaço do brincar é único: lugar do controle mágico*. Quando brincamos, controlamos a realidade, porque somos nós quem a inventamos. Aqui a gente não precisa dormir, aqui pode comer quantas balas quiser, aqui eu plantando bananeira sou mais rápido que a lebre, a minha boneca que estava com a perna quebrada consegue dançar mesmo assim e o meu carro me leva de carona até a Lua, para eu voltar de teleférico. Agora estamos no ano 2025 e antes era o dia de amanhã.

Que bonito é brincar e experimentar ser Deus. Um deus divertido e incansável como a imaginação. O brincar é sempre uma experiência que envolve criatividade, fazendo a ponte entre tudo o que mora lá dentro de cada um e cada coisa que faz parte do mundo fora. Para a criança sobretudo, essa atividade deve ser levada a sério como o trabalho do adulto. Por isso se diz que brincar é o primeiro exercício de concentração que ela faz.

E pode deixar, ela sabe fazer isso muito bem, é só não atrapalhar.

_____________________

* esse conceito foi formulado por D.W.Winnicott no livro "O brincar e a realidade".

imagem: http://ddmc.tumblr.com/post/22139701635

Recent Posts
Archive
  • White Facebook Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Instagram Icon